Este blog tem como objetivo documentar a aventura que será frequentar este mestrado

domingo, 19 de junho de 2022

O meu Personal Learning Environment (PLE)

No âmbito da UC, Processos Pedagógicos em Learning, foi solicitado que após uma reflexão e elaboração de uma bibliografia anotada sobre os PLE (Personal Learning Environments) construíssemos o nosso próprio PLE.


A tarefa não se adivinhou fácil porquanto refletir sobre o modo como criamos a nossa rede de apoio para construção do nosso conhecimento, obriga a uma reflexão profunda e a um processo de auto-conhecimento.  "construir o próprio PLE implica buscar, selecionar, decidir, avaliar, construir e reconstruir a própria rede de recursos, fluxo de informação, pessoas com ideias interessantes, etc. Implica conectar-se e comunicar-se com pessoas que possuem os mesmo interesses(...) (Silva, S. 2012, p.123)


Dessa reflexão, análise e introspectiva, resultou o PLE que se apresenta.

Este PLE representa o modo como, no meu quotidiano, me relaciono com o mundo virtual e analógico através das ferramentas e das interações que estabeleço. Assim, representa "(...) a collection of tools, brought together under the conceptual Notion of openness, interoperability, and learner control. As such, they are comprised of two elements-the tools and the conceptual notions that drive how and why we select individual parts.PLE are a concept-entity" (George Siemens citado em Mota, 2009, p.8)

Para além das relações pessoais e diretas que estabeleço com família, amigos, colegas de trabalho (e nestes incluo quer os do meu local de trabalho quer os do Mpel), bem como os professores e outros recursos da comunidade local, considerei também as ferramentas e motores de busca com os quais pesquiso, organizo informação, crio conteúdos e publico esses conteúdos. Seja em momentos síncronos ou assíncronos, as ferramentas web 2.0 estão muito presentes e fazem parte da minha rotina diária.

O meu PLE reflete o modo como eu crio o meu próprio espaço de aprendizagem, estando por isso em constante construção, à medida que a minha rede de conhecimentos se vai expandindo.

Para a criação do meu PLE criei três categorias porque considero que se complementam:

  • Pesquisar;
  • Criar e colaborar;
  • Organizar, Comunicar e Publicar.

As ferramentas que uso para criar, permitem em simultâneo  a colaboração na criação conjunta de conteúdos, sendo que para comunicar e publicar primeiro necessito de organizar a informação. Considerando que muitas das ferramentas são comuns, optei por não criar categorias onde as mesmas se fossem apenas repetir. Esta foi a minha opção, mas sendo um espaço individual e próprio, cada um pode optar por considerar as categorias que considera pertinentes para o seu espaço de aprendizagem. Sendo uma estratégia de aprendizagem pessoal, para além de estar sempre em evolução, também não existem dois iguais, nem certos e errados. Como refere Attwel (2007, p.2) "the idea of the PLE purports to include and bring together all learning, including informal learning, workplace learning, learning from the home, learning driven by problem solving and learning motivated by personal interest as well as learning through engagement in formal educational programmes."


Attwell, G. (2007). The Personal Learning Environments – the future of eLearning? In eLearning Papers, vol. 2, nº 1, 1-8,  acedido a 15 de junho de 2022

Mota, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias, vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009.http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.

Silva. S. (2012). Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) como recurso de aprendizagem para o professor. Revista GEINTEC, Vol 2/nº2/p.120-128 http://revistageintec.net/article/personal-learning-environment-ple-as-a-learning-resource-for-teacher/ acedido a 10 de junho de 2022

1 comentário:

  1. Olá Sofia,
    A ideia central de que o teu PLE é resultado dos diferentes contextos: profissional, pessoal e comunidade, parece-me muito pertinente.
    Ana

    ResponderEliminar